Pelo menos 38.436 pessoas foram assassinadas nos nove primeiros meses deste ano no Brasil. Apenas em setembro foram registradas 3.721 mortes violentas. Pelo menos 1.659 delas em Goiás. Entre os crimes estão homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

O número, porém, é ainda maior, já no Maranhão os dados referentes a setembro não foram divulgados e no Paraná, os dados de julho, agosto e setembro não foram divulgados.De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, os dados ainda estão sendo consolidados e só deverão ser divulgados no final do ano,“obedecendo ao prazo de três meses legalmente estabelecido”. A SSP do Paraná disse que os dados (dos três meses) ainda estão sendo tabulados para posterior homologação e divulgação.

O mês mais violento do ano em Goiás, segundo o levantamento, foi o mês de abril, quando 199 pessoas foram assassinadas. O número consolidado até agora contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.