Rede social anunciou ações para derrubar bots e contas falsas, algo que viola os termos de uso da plataforma. Ação deve impactar a audiência de muitos perfis

instagram-stories-tela

Instagram anunciou nessa segunda-feira (19) medidas que podem afetar os chamados “nano-influenciadores” digitais. A rede social informou que está varrendo a plataforma para remover bots e contas falsas, algo que pode impactar a audiência de alguns perfis. 

“A partir de hoje, nós começaremos a remover likes falsos, seguidores e comentários de contas que usam apps de terceiros para aumentar sua popularidade”, informou a companhia em um post publicado em seu blog. “Nós construimos ferramentas de machine learning para ajudar a identificar contas que usam esses serviços e remover atividade não-autêntica”. Segundo o Instagram, esse tipo de comportamento viola os termos de uso da plataforma, assim como as diretrizes da comunidade. 

Ao mesmo tempo, o Instagram está enviando um alerta aqueles usuários que deram acesso as suas contas a aplicativos que prometem aumentar a quantidade de seguidores com bots. Esses receberão uma mensagem notificando que o acesso desses aplicativos foi revogado e que eles precisarão mudar suas senhas também. 

Reportagem da semana passada do New York Times relata um novo grupo em ascensão na Internet: os nanoinfluencers. Usuários que possuem cerca de 1000 seguidores tem sido contatados por agências de marketing para divulgar seus produtos. De acordo com a reportagem, as agências veem nesse “novo público” um canal mais fácil de ser abordado e, bem, mais barato. A nova ação do Instagram também pode comprometer não só esta audiência como também sua atual base de 1 bilhão de usuários.

(FONTE: Site Terra)