unnamed (2)Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Goiânia lançaram na última semana o livro Dos cantos aos encantos de Goiás. A cidade histórica inspirou o protagonismo dos alunos maristas, que trabalharam o tema ao longo do ano.

Segundo a professora da turma, Aline Sabina Martins Zardini, a publicação faz parte de um projeto que instiga os alunos realizarem descobertas por meio do estudo da história do Estado, os hábitos e costumes dos goianos.  “Começamos a vivenciar a história de Goiás, seus costumes, tradições e o início da construção do Estado com a chegada dos bandeirantes à antiga capital e fizemos a junção dos componentes curriculares de História e Geografia (estudo de mapas, relevo, vegetação) Língua Portuguesa (produção de texto), Arte e Música”, explica Aline.

Para começarem a produzir os textos, as crianças tiveram que vivenciar a história, antes conhecida apenas por meio dos livros. Elas foram até a cidade de Goiás, conheceram os museus e as características peculiares do município reconhecido como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.  Depois da viagem, começou a produção dos textos. Cada estudante ficou responsável por escrever pelo menos um poema para compor o livro.

Ao todo, as crianças produziram 70 poemas. Inicialmente, foram impressos 100 exemplares da publicação, que serão distribuídos entre autores e familiares. Quem tiver interesse em adquirir um exemplar, basta entrar em contato com a coordenação da escola.

As professoras Patrícia Venâncio Gonçalves e Yohana do Nascimento Marra Aquino também participaram da produção do livro, que tem o prefácio assinado pela professora Divina Pinto Paiva, mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Sobre a cidade de Goiás

O município foi reconhecido como patrimônio histórico e cultural mundial pela Unesco, em 2001, por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela natureza exuberante que o circunda.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Goiânia integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.