Açaí da mata atlântica tem ajudado a preservar árvore ameaçada de extinção

As sementes do açaí extraído da árvore Juçara são boas para replantar e voltar para a natureza

5-mudas-de-acai-da-mata-atlntica-8-a-15-cm-D_NQ_NP_845863-MLB25560450652_052017-F

O pós-doutorando da Universidade de Exeter, na Inglaterra, Saulo Sousa falou ao Brasil Rural sobre a cultura do açaí na Mata Atlântica. Segundo ele, existe no Brasil uma variedade de 6 espécies de açaí e, embora a planta seja característica do bioma amazônico, uma dessas espécies é original da região da mata atlântica. “É a palmeira Juçara, que tem os frutos muito semelhantes com os do açaí amazônico”, esclarece

Saulo explica, ainda, que a partir da palmeira Juçara é possível explorar também o palmito. E que esse tipo de exploração tornou a espécie ameaçada de extinção, já que para esta finalidade é preciso abater a árvore. Coisa que não acontece no cultivo do açaí. “Primeiro a gente passa alguns bons anos colhendo frutos até uma determinada idade da palmeira. Quando ela já está velha, você pode cortar e consumir o palmito”.  

Para Saulo, o manejo para a produção do fruto na amazônia é uma oportunidade da palmeira se recuperar. “Assim que a gente faz a polpa dos frutos, essas sementes que sobram do processo são boas pra replantar e pra voltar pra floresta pra nascer novas palmeiras e isso tem acontecido em diversas regiões do país”.

(FONTE: Site EBC)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: