Aumenta número de professores de creche que fizeram faculdade

Dados do Censo Escolar, divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), comprovam as creches tem sido vistas de forma diferente, indo além dos cuidados básicos, afinal, está no sistema educacional e tem funções pedagógicas importantes.

Ligado a isso, nota-se que em 17 anos, a formação dos professores que trabalham nas creches brasileiras mudou de forma satisfatória. Há 17 anos, era possível encontrar a maioria de docentes que tinham estudado até o ensino médio e 9% não tinha nem terminado o ensino fundamental. Dados do Censo Escolar, realizado no último ano, mostra que a situação se inverteu e que 66,3% dos professores possuem diploma de ensino superior.

A pesquisa mostra ainda que dos 273.639 professores atuando em creches no Brasil, 0,57% deles estudaram até o ensino fundamental e 33% fizeram o ensino médio. Dos 181.668 professores com diploma no ensino superior, 27% fez algum curso de especialização. Além disso, há aqueles que ingressaram cursam ou já concluíram o mestrado e o doutorado, menos de mil professores segundo o levantamento.

Em 2000, o Censo mostra que a quantidade deprofessores formados era muito inferior. De um total de 50.224 docentes decreches, 8,96% tinham o ensino fundamental incompleto; 13,18% terminaram apenaso ensino fundamental; 66,4%, estudaram até o ensino médio e apenas 11,43%conseguiram terminar o ensino superior.


Foto: Infográfico: Juliane Monteiro/G1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: