Goiânia recebe etapa regional de torneio de robótica

downloadLançado no início do mês pelo astronauta e futuro ministro de Ciências e Tecnologias, Marcos Pontes, o Torneio Sesi de Robótica First Lego League mobiliza cerca de 450 estudantes de escolas públicas e privadas, em sua etapa regional, em Goiânia, dias 23 e 24 de novembro. A competição reunirá, no Sesi Vila Canaã, 45 equipes de alunos com idade entre 9 e 16 anos de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com programação gratuita e aberta ao público, o evento deste ano tem o tema Into Orbit (Em órbita). O desafio para os participantes é pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Durante os dois dias de torneio, serão explorados assuntos como foguetes, satélites, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial e o quanto os astronautas são expostos a situações de estresse.

Além dos projetos de pesquisa, as equipes também serão avaliadas em três categorias: Design de Robô (em que a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego); Core Values (que avalia valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo) e o Desafio do Robô (quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição em partidas de 2 minutos e 30 segundos).

APRENDER BRINCANDO – A competição é divertida, tem emoção de sobra, mas o melhor de tudo é que faz parte de um processo de aprendizagem. Com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. Sem falar no incentivo para que os alunos escolham carreiras nas áreas de engenharia, artes, matemática e tecnologia, de grande demanda na indústria.

Desde 2013, o Sesi é o operador oficial no Brasil do Torneio de Robótica First Lego League. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1,7 mil escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do Sesi de ensino fundamental e médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo, independentemente da participação no torneio.

SERVIÇO:

Pauta: Torneio Sesi de Robótica First Lego League

Data: 23 e 24 novembro

Horário: das 8 às 18 horas

Local: Sesi Canaã – Rua Prof. Lázaro Costa, nº 236, Vila Canaã – Goiânia-GO

Fonte: imprensa Sesi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: